quarta-feira, 23 de junho de 2010

Equipe do Programa Escola da Família começa aquecer com a Campanha do Agasalho 2010

Reuniram-se nesta sexta-feira, 18/06/2010, no recinto da Brasital (Oficina Pedagógica), os Educadores Profissionais do Programa Escola da Família para uma Capacitação de Tear. A orientação técnica foi desempenhada pelo educador universitário da E.E Profº Altina Júlia de Oliveira de Mairinque, o senhor Rogério Caetano. A equipe da coordenação local mobilizou todos os educadores do Programa Escola da Família para iniciaram uma oficina de cachecol no Tear de prego, sob a orientação de Rogério, com vistas às peças que serão enviadas para a Campanha do Agasalho 2010. A capacitação foi um sucesso e a equipe poderá dar continuidade neste projeto em suas respectivas unidades escolares e lá, juntamente com a comunidade, realizar oficinas de capacitação para multiplicar o conhecimento adquirido neste dia tão proveitoso. Esta oficina de Tear já é uma prática frequente em algumas escolas e agora será mais um projeto de sucesso da região de São Roque. Com esta iniciativa, esperamos que os educadores e voluntários sejam os multiplicadores desta arte de confeccionar cachecol e até peças de roupas artesanais a um custo acessível para nossa comunidade. A todos que participaram desta oficina, nossos agradecimentos e nosso desejo de que tenham muita criatividade em suas criações artesanais.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

No último dia 11 de junho a equipe do Programa Escola da Família participou de uma aula de Tai Chin Chuan com o Professor Euclides Pedromônico.Logo em seguida fizemos uma trilha ecológica na Brasital em São Roque em razão da semana do meio ambiente.Todos puderam sentir mais de perto as belezas que a Natureza nos proporciona e, conscientizar que "O Homem não faz parte do meio ambiente, mas sim, ele É o meio ambiente".





                                                                                                                                                                                                                                                                       

quinta-feira, 10 de junho de 2010


Campanha do Agasalho
começa nesta segunda-feira nas
escolas da rede estadual



Lançada há uma semana pelo Fussesp (Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo), a Campanha do Agasalho 2010 chega hoje (7/06) às escolas da rede estadual paulista. Para mobilizar as unidades a participarem da ação, a Secretaria de Estado da Educação promove nesta segunda-feira, das 14h às 15h, uma videoconferência voltada à toda rede _especialmente diretores de escola e PCOPs (professores-coordenadores de oficinas pedagógicas) de projetos especiais. Durante o evento, as equipes escolares serão instruídas sobre o cronograma e o foco da campanha e as ações de mobilização que podem ser desenvolvidas em cada unidade.

“Ressaltaremos junto às escolas o mote ‘Solidariedade com Qualidade', já que neste ano o objetivo da campanha não é bater metas numéricas, mas sim conseguir peças limpas e em bom estado de conservação”, afirma Rose Louback, assessora técnica da Cenp (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas) e coordenadora da campanha na secretaria.

Além dos agasalhos arrecadados nas caixas de papelão a serem colocadas nas cerca de 5.300 escolas da rede estadual, a Secretaria da Educação promoverá nos dias 6 e 7 de julho, das 9h às 11h, seu tradicional bazar de inverno em que são comercializadas peças confeccionadas nas oficinas do Programa Escola da Família. A renda do bazar será revertida em peças de roupa para a Campanha do Agasalho. Neste ano, o evento deve ganhar o reforço de mantas em patchwork com motivos da Copa do Mundo a serem confeccionadas por cada uma das 91 diretorias de ensino da rede estadual.

As doações arrecadadas durante a campanha _nesta edição protagonizada pelos jogadores Dentinho, do Corinthians; Pierre, do Palmeiras; Neymar, do Santos e Cicinho, do São Paulo_ serão encaminhadas para cerca de 1.800 instituições cadastradas no Fussesp, como creches, asilos, albergues e casas para deficientes físicos ou dependentes químicos. As escolas participantes também repassam as peças doadas para as instituições dos municípios onde estão localizadas e para os próprios alunos carentes da rede estadual paulista.

Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas por meio do site www.campanhadoagasalho.sp.gov.br  ou pelo twitter, no endereço www.twitter.com/agasalhe .