segunda-feira, 31 de maio de 2010
















No dia 28 de maio o Programa Escola da Família da Região de São Roque realizou na reunião semanal uma oficina de cachecol de dedo.A Educadora Profissional Sabrina Fernandes, juntamente com a Universitária Maria de Fátima, ministraram a oficina que entusiasmou a todos pela facilidade com que é feito o mesmo.Além da presença dos Educadores Profissionais, PCOP(Escola da Família), Supervisora(Escola da Família) e Monitor do APE, pudemos contar com a presença da Supervisora de Ensino Divanilza e das PCOPs de Educação Física Ana Lúcia e de Geografia Maria José.Após a realização dos Cachecóis, o monitor do APE Gustavo Rodrigues, motivou a todos com a Palestra "Sorria você está sendo curado", ministrada por Marcelo Pinto na última Orientação Técnica realizada nos dias 17,18 e 19 de maio em São Roque.Todos puderam conhecer e praticar a importância do RISO em nossas vidas, pois SORRIR É O MELHOR REMÉDIO contra os males.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Orientação Técnica PEF e APE em São Roque


Nos dias 17,18 e 19 de maio de 2010 a D.E. de São Roque recebeu pela primeira vez as 91 Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo uma Orientação Técnica com a equipe do Programa Escola da Família.Esse encontro contou com a presença dos PCOPs (Escola da Família), Monitores e Supervisores do Projeto APE(Ações Preventivas na Escola) e, teve como tema Agenda Ambiental.A Professora Maria Zilda Cesarotto(Dirigente Regional de Ensino) participou da abertura oficial do Encontro acolhendo a todos com muito carinho e entusiasmo.Além de palestras sobre o tema, houve oficinas práticas de como usar garrafas PET em nosso favor, ministrada pelo Prof.Sassá.O Encontro motivou a todos a valorizar aquilo que temos de mais especial o MEIO AMBIENTE, no qual todos nós fazemos parte.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

“AÇÕES PREVENTIVAS NA ESCOLA- APE” e “PROJETO SE TOQUE” FORTALECEM O EIXO SAÚDE NA DIRETORIA DE ENSINO DE SÃO ROQUE

O Programa Escola da Família da Diretoria de Ensino da Região de São Roque recebeu no dia 24 de abril, p. p., a Srª. Marluce Camarinho do Projeto Ações Preventivas na Escola/SEE e representantes do Instituto Se Toque.



A Diretoria de São Roque foi a primeira a ser contemplada com a Palestra Educativa sobre Câncer de Mama, ministrada pelo Dr. Eduardo Blanco.



Contamos com a presença da Coordenação Regional do PEF, gestores escolares, educadores profissionais, educadores universitários, voluntários, professores (180 participantes).



O evento teve como objetivo principal fortalecer as ações de prevenção, a integração das equipes que atuam nas unidades escolares participantes do Programa (gestores, educadores profissionais e educadores universitários), incentivando a descentralização das informações sobre os diversos tipos de câncer.



Em parceria com a Prefeitura Municipal de São Roque, recebemos, também, o professor Wilson de Moraes Rosa Filho que palestrou sobre “Meio Ambiente” abordando conceitos e ações importantes que refletem na melhoria da qualidade de vida das comunidades.



O Monitor Gustavo e o Educador Profissional Elizeu realizaram a “Trilha Ecológica”. Os participantes saíram em equipe por escola e, através da observação da mata, iam desvendando as charadas educativas. Nesta atividade, contamos com a participação especial de Ana Zafalon, Supervisora do Projeto APE.



Só temos a agradecer pela oportunidade e presença de todos pois sabemos que a escola, como espaço privilegiado, aberto à comunidade aos finais de semana, multiplicará as orientações e experiências vivenciadas neste encontro, contribuindo para a valorização da saúde.





Coordenação Regional do PEF
Maurício Barros – PCOP
Eliana M. S. Ierck- Supervisora de Ensino
Maria Zilda Cesarotto – Dirigente Regional de Ensino